Inner City – Álvaro Barbosa

Nesta apresentação enquadrada no evento Inner City, realizado em 17-abril-2009, Álvaro Barbosa, docente do curso de som e imagem da Escola das Artes da Universidade Católica fala sobre indústrias criativas e relembra que não são as cidades que são criativas mas sim as pessoas que nela habitam.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast através deste link .

Duração total – 24:13

Algumas notas:

  • artes que procuram industria e mercado
  • diferenças escola das artes e escola belas artes => a última procura a arte vs partem da arte para o mercado
  • não é um mercado estruturado – não há carreiras como outras profissões
  • industrias criativas – não há originalidade no surgir destas coisas
  • industrias criativas => definição: são aquelas que são baseadas naquilo que é essencialmente propriedade intelectual.
  • as cidades não são criativas, as pessoas é que são
  • problema das industrias criativas – mercado nao esta preparado para coisas intangiveis daí alguma necessidade de apoios
  • como vender o talento de uma pessoa?
  • coisas criativas? ou criatividade?
  • apoiar a produção de um disco vs apoiar a editora para vender cds
  • industrias criativas ou culturais
  • escola das artes => mais de metade dos alunos qd acabam pretende criar negócios próprios (incubadora: aquário de som e imagem http://www.artes.ucp.pt/si/aquario/index.html)
  • projecto universidade austin, texas (coaching) digital media
  • será que a cidade do porto tem tanta falta de iniciativas que precise de uma comissão de universitários americanos? julgo que não.
  • não há razão nenhuma para que nós nao possamos tirar partido do que já está instalado na cidade
  • plataforma publica de apresentação de trabalhos => multimédia

Leave a comment.

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.