Olhares Cruzados sobre o Porto VII – Cristina Azevedo

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Na sua intervenção na primeira sessão da 7ª Edição dos Olhares Cruzados sobre o Porto dedicado às cidades europeias da cultura (“Porto 2001 / Guimarães 2012 Para que servem as capitais europeias da cultura”), Cristina Azevedo, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, demonstrou acima de tudo o entusiasmo com que desempenha o seu cargo actual.

Destacou que o papel e forma de actuação das Capitais Europeias da Cultra é actualmente diferente de quando se tratavam essencialmente das capitais ou segundas cidades dos países membros.
Para além disso, tratando-se de um concelho com 160 mil habitantes e 69 freguesias passa a fazer mais sentido a ideia de rede do que capital.

Considera como principal objectivo da Guimarães 2012 posicionar a cidade na rede europeia das industrias criativas, tornar-se um polo criador.
Referiu ainda de que forma vê o papel do programador cultural, “que não deve ser um mero agenciador de espectaculos” e a importância do movimento associativo e cultural no Norte e em Guimarães em particular.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 22:02

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

(imagem de Paulo Jorge Magalhães retirado do blog Bússola)

2 comments.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *