Olhares Cruzados sobre o Porto VII – José António Barros

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Para José António Barros, presidente da AEP, “é preciso pensar no que se faz entre o momento actual e o momento para o qual vamos caminhar”, isto a propósito da economia portuguesa, na sua intervenção na terceira sessão dos Olhares Cruzados sobre o Porto VII.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 15:47

A sua intervenção começou com a afirmação de que “o RSI é generoso de mais, [o]subsidio de desemprego é generoso demais” e que “há milhares de pessoas inscritas no desemprego e ninguém quer trabalhar” referindo-se a empregos como costureiras, mecânicos, empregados de armazém.

Para além desta alteração de incentivos, refere “que é preciso pensar no que se faz entre o momento actual e o momento para o qual vamos caminhar” de aposta em novos áreas de desenvolvimento. Para José António Barros “vamos ter que alterar a nossa base industrial mas isso não se faz num ano… e temos que viver até lá“. Considera que “ainda há espaço para inovar nos sectores tradicionais” e que essa deve ser uma aposta a fazer

Considera também importante criar condições de contexto favoráveis ao empreendedorismo e inovação como por exemplo a melhoria do funcionamento da justiça (“legislação continua a ser problematico para micro/pequenas empresas”) e também mudar a imagem como o empresário (“[aquele que tem] coragem de investir”) é visto.

Finalmente, refere que apesar da industria produtora de bens transaccionaveis representar 13% do pib ela representa também 72% das exportações. na opinião de José António Barros, para conseguir melhorar este resultado, é importante apostar em outros mercados para além da união europeia.

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

1 comment.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *