Oresund@Portic – Pedro Castro Henriques

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Nos passados dias 19 e 20 de abril de 2010 realizou-se na Casa da Musica, no Porto, o primeiro evento público realizado pela Portic – Think Tank for Portuguese Internationalization.

A propósito disso falei com Pedro Castro Henriques, presidente da Portic, sobre os objectivos que pretendem atingir e a estratégia que vão seguir.

Duração total – 29:31
Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.

Segundo Pedro Castro Henriques, “O objectivo da Portic é aumentar as exportações portuguesas [e] contribuir para repensar a forma como é feita a internacionalização das empresas“. “O nosso enfoque é nas empresas de TIC, principalmente aquelas que têm lideres activos (…) e que querem promover essa internacionalização”.

Contando actualmente com membros que têm know-how prático e teórico bem como com 2 gerações de empresários (uma já estabelecida e outra a começar), a Portic pretende servir de facilitador na obtenção de contactos e criador de redes que permitam às empresas portuguesas conseguir um processo de internacionalização com “menos esforço, partilha riscos e melhores resultados”.
Complementarmente a essa perspectiva internacionalizadora, outro dos objectivos da Portic é o de promover a interacção e troca de experiências entre as empresas nacionais, numa perspectiva de criação de sinergias e promoção da inovação.

Para além deste encontro em Portugal com empresas escandinavas, a Portic tem já marcada uma missão a Orsund para “follow-up” destas reuniões iniciais ainda este ano e tem planeado para o próximo ano uma outra missão à Índia bem como contactos exploratórios com a Galiza.

This series is sponsored by Portic  – Think Tank for Portuguese Internationalization

Portic was created in March 2010 as a non-profit organization. It is a “think tank” for the internationalization of technology-based Portuguese companies. It comprises a team of experts, leaders, entrepreneurs, national governments and international representatives (Swedes, Finns, Americans, French and Canadian).

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

Better Tag Cloud