Cidades pela Retoma – Rio Fernandes

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Apresentação de Rio Fernandes no encontro do Porto das “Cidades pela Retoma” organizado pela Associação de Cidadãos do Porto e realizado no Clube Literário do Porto a 20-out-2010.

Mais informações sobre este projecto no blog ou facebook

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração Total: 29:07

José Rio Fernandes referiu a importância de repensarmos a forma como temos vindo a construir as nossas cidades (‘será que gostamos da cidade onde vivemos?’) e dos valores e qualidades que devem ser promovidos e valorizados (urbanidade v urbanização; colmatação v fragmentação), valorizando-se ainda a cultura e a inovação, a reutilização dos edifícios a par da mistura social e a ‘cidade lenta’ a par da relação instantânea.

Foi defendida a necessidade de um planeamento de tipo colaborativo que procure de facto integrar e articular temas e escalas, com transparência e envolvimento de agentes institucionais (“stakeholders”) e habitantes.

A este propósito, foi louvada a políticas de cidades (Polis XXI), mas considerado um erro a ausência de informação sobre a sua implementação, em especial das Parcerias para a Regeneração Urbana.

4 comments.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *