Olhares Cruzados sobre o Porto VII – Cristina Azevedo

Na sua intervenção na primeira sessão da 7ª Edição dos Olhares Cruzados sobre o Porto dedicado às cidades europeias da cultura (“Porto 2001 / Guimarães 2012 Para que servem as capitais europeias da cultura”), Cristina Azevedo, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, demonstrou acima de tudo o entusiasmo com que desempenha o seu cargo actual.

Destacou que o papel e forma de actuação das Capitais Europeias da Cultra é actualmente diferente de quando se tratavam essencialmente das capitais ou segundas cidades dos países membros.
Para além disso, tratando-se de um concelho com 160 mil habitantes e 69 freguesias passa a fazer mais sentido a ideia de rede do que capital.

Considera como principal objectivo da Guimarães 2012 posicionar a cidade na rede europeia das industrias criativas, tornar-se um polo criador.
Referiu ainda de que forma vê o papel do programador cultural, “que não deve ser um mero agenciador de espectaculos” e a importância do movimento associativo e cultural no Norte e em Guimarães em particular.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 22:02

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

(imagem de Paulo Jorge Magalhães retirado do blog Bússola)

2 comments.

Leave a comment.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.