Olhares Cruzados sobre o Porto VII – Debate (parte 2)

A segunda parte do debate que se seguiu à intervenção dos convidados da segunda sessão dos Olhares Cruzados sobre o Porto VII, dedicado ao tema da reabilitação urbana, continuou a focar alguns dos pontos problemáticos da gestão urbana mas deixou também, na intervenção de João Ferrão, a ideia de que as coisas estão a mudar e que temos exemplos positivos do que pode ser este processo.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 29:43

O arq. Correia Fernandes (que estava presente na plateia), referiu o problema que continua a haver a nível de legislação por contemplar praticamente só a construção nova e não diferenciar as reconstrução de edificado. Constatou ainda que “se nós temos hoje centros históricos foi provavelmente porque alguém tomou conta deles. nenhum sociedade de reabilitação o fez durante séculos.”
Finalmente deixou a ideia de que “só se reabilitam cidades com população efectiva, nem jovem nem velha, população, para isso são preciso 5 coisas:casa boa, serviços de proximidade, emprego, qualidade de vida e mobilidade.”

Nas diferentes intervenções do público foram ainda levantadas, entre outras, as questões de transformar direitos de propriedade em unidades de participação; a forma como os centros comerciais podem servir de modelo para a gestão da cidade no que diz respeito à utilização do espaço público.

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

Leave a comment.

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.