DebianDay PT 2010 – Unimos.net

Apresentação de José Monteiro do projecto UNIMOS.NET no DebianDay PT 2010 que se realizou em Aveiro a 4-Setembro-2010 numa organização da Comunidade Portuguesa de Utilizadores de Debian GNU/Linux.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração Total: 35:00



Este foi um dos pontos altos do DebianDay PT 2010. Tendo como objectivo disponibilizar uma infraestrutura para criar e gerir redes de comunicação wi-fi com base rádio, esta associação demonstra o poder da liberdade que surge das tecnologias abertas. As suas bandeiras são a partilha de recursos, o acesso à banda larga para comunidades desfavorecidas e a independência do poder económico. Assumem-se associação sem fins lucrativos e não fazem concorrência aos ISPs. Surgiu na Nazaré há 3 anos e estende-se já para outras localidades, como Ourém e Quiaios.

A rede funciona pela partilha de recursos utilizando equipamentos rádio colocados à disposição do projecto por sócios, voluntários e mesmo autarquias. Usa a distribuição GNU/Linux OpenWrt dedicada a sistemas embebidos como base de toda a infraestrutura, monitorizando a rede com o OLSR. O bloqueio de torrents permite a fluidez e o incremento de velocidade da rede, optimizando os recursos em favor de todos os utilizadores.

Com grande à vontade José Monteiro cativou a audiência tendo deixado algumas sementes que poderão em breve germinar para dar origem a outros nós e outras redes, expandindo a comunidade.
(ver pdf da apresentação)

Este podcast foi gravado e editado por:

  • Victor Cardoso: Eng.º mecânico de formação e profissão; apaixonado por software livre, fotografia, gastronomia e culturas em geral (outras culturas).
  • Cláudia Amorim: Ex-professora de línguas, com experiência em Bibliotecas Escolares e um entusiasmo imparável por aprender.

E foi publicado originalmente em http://agulha.camorim.eu/eventos/unimos-net-projecto-comunitario-de-acesso-a-rede-wi-fi/

Leave a comment.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.