Carlos Abreu Amorim – O Poder Local Democrático

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Segunda parte da Intervenção de Carlos Abreu Amorim a 27-nov-2010 na Universidade Lusófona do Porto, intitulada “O Poder Local Democrático”

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast
Duração total: 1:00:59

Resultado de respostas tão detalhadas quanto interessantes, esta segunda parte da intervenção de Carlos Abreu Amorim, “resumiu-se” a quatro perguntas que abordaram o papel das freguesias, a relação comunicação social / candidaturas independentes, a relação regionalização / economia e a perspectiva histórica do municipalismo.

Na questão das freguesias, respondendo a uma pergunta de Conceição Loureiro, sobre se existe verdadeira autonomia em relação ao município quando há uma clara dependência financeira e de competências, Carlos Abreu Amorim referiu que um dos problemas das freguesias é um problema administrativo na medida em que quer sejam rurais ou urbanas, grandes ou pequenas, têm o mesmo tipo de competências. Este modelo de organização não se conseguiu adaptar aos tempos modernos e (causa? ou consequência?) não conseguiu ser geradora de uma participação cívica que deveria ser um dos seus principais papeis.
A propósito disto refere o exemplo americano que vivenciou descrevendo uma town hall meeting a que assistiu quando esteve nos EUA.

Esta palestra faz parte do Ciclo de Seminários do Instituto de Estudos Eleitorais.
O Instituto de Estudos Eleitorais da FCSH-ULP dinamiza um Ciclo de Conferências Anual. 2010/2011 é já o 5º ano consecutivo em que todos os últimos sábados de cada mês (Outubro a Julho) se reunem diferentes personalidades na ULP para discutir Ciência Política, Sistemas Eleitorais, Relações Internacionais e outras questões sempre selecionadas em função da atualidade e interesse dos temas para os alunos e docentes da licenciatura em Ciência Política e Estudos Eleitorais, mas também para os muitos interessados nestas temáticas, já que a participação é totalmente livre.
Consulte o programa completo do Ciclo de Seminários do Instituto de Estudos Eleitorais.

(imagem retirada do blog Abnoxio)

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *