Olhares Cruzados sobre o Porto VII – Debate

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

No debate que se seguiu às intervenções do diferentes convidados da terceira sessão dos Olhares Cruzados sobre o Porto VII. reforçou-se a ideia de que o país tem que seguir uma estratégia que desenvolva quer novas áreas de negócio bem como acrescente valor a outros sectores tradicionais.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 58:21

Como referiu José António Barros, “inovação não está só nas coisas com grande intensidades tecnologicas” pode-se inovar também na venda e distribuição.

Continua também a ser importante a aposta na formação do empresário, porque senão ele não reconhece sequer as necessidades de organização… e o “estado da arte é tão mau que [os empresários] não reconhecem as suas limitações” frisou José António Barros.

Também foi referido outro desafio que é o de aumentar as exportações. A maioria das pmes não exporta (somente 8% das empresas portuguesas exportam regularmente), mas pode-se aproveitar a “boleia” de outras empresas já exportadoras ou criar clusters para a exportação.

E é importante apostar em outros mercardos em que podemos ter alguma vantagem, seja na lingua, cultura ou a presença da diáspora portuguesa.

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

2 comments.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *