Jorge Garcia Pereira – Reabilitação, e não só, no Porto

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

385359_4992123254461_571978174_n

Nova entrevista n'”O Porto em Conversa”. Seguindo a sugestão do Francisco Flórido, falei com Jorge Garcia Pereira, arquitecto, investidor, músico e fotógrafo ocasional. Uma conversa de inverno publicada no inicio do verão.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração Total: 32:03

Previsivelmente a nossa conversa centrou-se na questão da reabilitação no Porto. Uma área que na opinião de Jorge Garcia Pereira tem tido um crescimento apreciável desde 2012 e que se traduz numa distribuição reabilitação vs construção nova mais próxima da que já existe há muitos anos no resto da Europa.

Nesse sentido verifica-se uma grande procura por parte dos investidores imobiliários de oportunidades no centro da cidade, algo que até há poucos anos não era habitual, e centrando-se em tipologias como t1 e t2 para futuro arrendamento turístico.

Sobre a dinâmica atual da cidade foi referido ainda o eventual conflito entre a autenticidade da cidade e a cidade espetáculo e hiper-turistica que se pode estar a formar, um equilíbrio difícil de manter e até de discutir (ser contra um determinado modelo de turismo não é igual a ser contra o turismo).

Jorge Garcia Pereira

Ainda relativamente ao aumento da reabilitação não é de ignorar o contributo positivo que as alterações legislativas vieram trazer a esse setor, permitindo por um lado a redução do custo de obra e um licenciamento mais célere mas também abrindo a possibilidade para uma qualidade de construção mais baixa.

Finalmente conversamos sobre o regresso ou chegada de novas pessoas para viver no centro da cidade, embora se considere genericamente que pode não ser fácil “viver na baixa com todos os constrangimentos que a baixa tem” como por exemplo a questão do automóvel, falta de oferta educativa infantil, falta de parques infantis.

Também falamos sobre a CMP e o Matadouro Industrial do Porto mas podem ouvir isso no programa, mais comentários e sugestões podem usar a caixa em baixo.

 

1 comment.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked *