Olhares Cruzados sobre o Porto VII – Debate

No debate que se seguiu às intervenções do diferentes convidados da terceira sessão dos Olhares Cruzados sobre o Porto VII. reforçou-se a ideia de que o país tem que seguir uma estratégia que desenvolva quer novas áreas de negócio bem como acrescente valor a outros sectores tradicionais.

Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast.
Duração total: 58:21

Como referiu José António Barros, “inovação não está só nas coisas com grande intensidades tecnologicas” pode-se inovar também na venda e distribuição.

Continua também a ser importante a aposta na formação do empresário, porque senão ele não reconhece sequer as necessidades de organização… e o “estado da arte é tão mau que [os empresários] não reconhecem as suas limitações” frisou José António Barros.

Também foi referido outro desafio que é o de aumentar as exportações. A maioria das pmes não exporta (somente 8% das empresas portuguesas exportam regularmente), mas pode-se aproveitar a “boleia” de outras empresas já exportadoras ou criar clusters para a exportação.

E é importante apostar em outros mercardos em que podemos ter alguma vantagem, seja na lingua, cultura ou a presença da diáspora portuguesa.

Olhares Cruzados sobre o Porto é uma organização da Universidade Católica e do Público.

2 comments.

Leave a comment.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.